terça-feira, 6 de julho de 2010

Os números da empresa - Preço de venda ( Parte 3 )

Para estabelecer um preço para seu produto ou serviço, você precisa considerar:
  • Qual é o custo variável de cada produto.
  • Quanto custa o produto no mercado.
  • Quanto a empresa paga pelo produto.
  • Como os clientes percebem o preço. Até que ponto eles consideram que um preço mais alto significa mais qualidade.
  • O produto é fácil de vender ou não.
  • Qual é o custo fixo da empresa.
  • Quanto você espera lucrar com a venda do produto.
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

Janaína somou todas as despesas que tinha para produzir e vender uma torta: os ingredientes, a embalagem e o entregador. O total era de R$ 3,00. Considerando também o custo variável da torta, seus custos, o mercado, o tamanho e a qualidade da torta, definiu em R$ 8,00 o preço de venda.

Vendendo por R$ 8,00 uma torta que custa R$ 3,00 para ser produzida e comercializada, sobram R$ 5,00 por torta. Essa sobre é chamada de MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO.

Descobrindo que o PREÇO DE VENDA, menos o CUSTO VARIÁVEL é igual à MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO, Janaína começou a calcular o número de tortas que teria de vender para pagar o seu custo fixo.

Chama-se MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO a diferença entre PREÇO DE VENDA e CUSTO VARIÁVEL  de um produto ou serviço, porque este valor contribui para o pagamento do custo fixo da empresa.

Conhecer a margem de contribuição de um produto serve para saber se o preço de venda paga o custo variável do produto. Serve também para saber se o preço de venda é suficiente para cobrir o custo fixo da empresa e gerar LUCRO.

Leia também:
Os números da empresa - Custo fixo ( Parte 1 )
Os números da empresa - Custo variável ( Parte 2 ) Outras Postagens
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