- Qual é o custo variável de cada produto.
- Quanto custa o produto no mercado.
- Quanto a empresa paga pelo produto.
- Como os clientes percebem o preço. Até que ponto eles consideram que um preço mais alto significa mais qualidade.
- O produto é fácil de vender ou não.
- Qual é o custo fixo da empresa.
- Quanto você espera lucrar com a venda do produto.
Janaína somou todas as despesas que tinha para produzir e vender uma torta: os ingredientes, a embalagem e o entregador. O total era de R$ 3,00. Considerando também o custo variável da torta, seus custos, o mercado, o tamanho e a qualidade da torta, definiu em R$ 8,00 o preço de venda.
Vendendo por R$ 8,00 uma torta que custa R$ 3,00 para ser produzida e comercializada, sobram R$ 5,00 por torta. Essa sobre é chamada de MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO.
Descobrindo que o PREÇO DE VENDA, menos o CUSTO VARIÁVEL é igual à MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO, Janaína começou a calcular o número de tortas que teria de vender para pagar o seu custo fixo.
Chama-se MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO a diferença entre PREÇO DE VENDA e CUSTO VARIÁVEL de um produto ou serviço, porque este valor contribui para o pagamento do custo fixo da empresa.
Conhecer a margem de contribuição de um produto serve para saber se o preço de venda paga o custo variável do produto. Serve também para saber se o preço de venda é suficiente para cobrir o custo fixo da empresa e gerar LUCRO.
Leia também:
Os números da empresa - Custo fixo ( Parte 1 )
Os números da empresa - Custo variável ( Parte 2 )
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