domingo, 9 de outubro de 2011

Qual a formação ideal para quem sonha em trabalhar criando automóveis?


A situação mais crítica se encontra na engenharia. Por causa de uma série de fatores complementares – a hibernação tecnológica e produtiva que durou décadas, a falta de vagas atraentes nas indústrias, a dificuldade em completar um curso de engenharia de qualidade e a falta de interesse das gerações mais novas em seguir carreira no setor – a quantidade de engenheiros no Brasil hoje está muito aquém das necessidades de um país em ritmo acelerado de crescimento.

O primeiro passo é escolher uma faculdade que trate com cuidado o tema Automóvel. Temos nomes com prestígio reconhecido (FEI, Mauá, Poli-USP, USP-São Carlos, Unicamp, CEFET-MG, UFSC, várias PUCs e Universidades Federais), algumas inclusive com graduação já especializada na área automotiva. A maioria, porém, oferece um curso de engenharia mecânica mais geral, ficando a critério do aluno procurar se envolver mais nos assuntos que mais lhe fascinam.

Uma dica recomendada por todos é sempre conferir quais instituições participam das duas principais competições estudantis do gênero, o Baja SAE e a Fórmula SAE. A lista dos competidores – e dos vencedores – mostra quais faculdades e universidades possuem um núcleo específico para alunos que sonham em construir carros.

Nós aqui no Jalopnik cobrimos a última edição do Fórmula SAE, e ficamos positivamente impressionados com a seriedade das equipes, o nível de complexidade dos bólidos e a atenção sutil que as grandes marcas dedicam aos que mais se destacam. Já o Baja SAE acaba de ocorrer em Piracicaba, e você pode conferir no site da organização tanto a lista dos inscritos quanto os resultados do embate – que por sinal convida três das melhores equipes para disputar o SAE mundial que ocorre nos Estados Unidos, em Pittsburg, em maio.

A participação em atividades desse tipo é importante porque mostra a capacidade do aluno de pôr em prática a sua vocação, os seus sonhos de infância. Segundo José Luiz Albertin, diretor de conhecimento da SAE Brasil, são estes itens extra-curriculares que podem fazer a diferença, já que o simples diploma de graduação acaba nivelando a maioria dos recém-formados. Cursos de especialização, por outro lado, geralmente são frutos de parcerias entre universidades e indústrias que investem na qualificação de sua própria mão-de-obra já contratada.


Reportagem completa em : http://engenhariaonline.blog.com/?p=85

Outras Postagens
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Qual a formação ideal para quem sonha em trabalhar criando automóveis?"

Postar um comentário