segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Contabilidade e Indicadores Financeiros, medindo o desempenho da sua empresa

A idéia básica da contabilidade empresarial é muito simples. Uma empresa tem entradas e saídas de caixa. Se as entradas de caixa superam as saídas, a diferença entre os dois é o lucro. Por outro lado, se as saídas de caixa superam as entradas, a diferença é o prejuízo. A entrada de caixa mais óbvia é a receita de vendas. As saídas de caixa mais comuns são os custos dos produtos/serviços vendidos, despesas gerais e os impostos. O relatório contábil específico para a apuração de resultado (lucro ou prejuízo) é a DRE - Demonstração do Resultado do Exercício.


É importante ter em mente que o resultado da empresa é sempre apurado tendo como referência um período. Pode ser mensal, trimestral, semestral, anual, ou qualquer outro. Todos os componentes da apuração (receita, custos, impostos) são contabilizados ao longo desse período.


A DRE é responsável por mostrar o lucro ou prejuízo de uma empresa em determinado período. Além disso, a DRE funciona também como instrumento de planejamento. Uma empresa que esteja iniciando suas atividades ou fazendo um planejamento de longo prazo simula DRE´s futuras de acordo com diferentes cenários para orientar suas decisões. Logo, é preciso estar familiarizado com a construção de DRE´s, pois é algo básico e quase sempre obrigatório na resolução de problemas de Finanças.


texto retirado de : http://renatoaulasparticulares.com.br/DRE_rec_cust_1.htm#DRE


A análise da situação econômico-financeiro de uma empresa é feita por meio de indicadores que representam a liquidez (situação financeira), a rentabilidade (situação econômica) e a posição de endividamento (estrutura de capital) da empresa em determinado momento. Para se ter uma visão rápida da situação econômico-financeiro em determinado momento, pode-se apurar os índices de liquidez corrente (O quanto a empresa tem disponível para cobrir suas despesas.), os índices de rentabilidade da empresa e do empresário e os índices de endividamento da empresa, em termos de quantidade e qualidade.

Há ainda outros tipos de indicadores, mais específicos, que ficam a critério do analista, uma serie de outros indicadores, projeções e modelos também podem ser utilizados para melhor diagnostico da situação econômico-financeiro das entidades.


Para uma análise mais completa da situação enconomico-financeiro da empresa é importante que a empresa possua Fluxo de Caixa, Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos, a Demonstração do Valor Agregado e alguns indicadores de outras demonstrações. Isto porque muitas vezes a real situação financeira ou econômica pode não estar demonstrada no balanço ou DRE.


texto retirado de:http://www.concursopublico.trix.net/AN%C1LISE%20DAS%20DEMONSTRA%C7OES%20CONTABEIS.htm)

Outras Postagens
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Contabilidade e Indicadores Financeiros, medindo o desempenho da sua empresa"

Postar um comentário