quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Conheça mais sobre o sistema Lean Production!

O modo de produção enxuta apresenta as seguintes características gerais: manufatura flexível com menor número de máquinas especializadas, redução de estoques, formação de empregados qualificados e multi-tarefas preparados para trabalhar em equipes, linha de montagem procurando prevenir falhas e evitar reparos finais, relacionamento de cooperação e de longo prazo com fornecedores. Um desempenho superior no desenvolvimento de produtos resultante do modo enxuto, somente será transformado em vantagem competitiva para a empresa se ela tiver toda uma administração voltada para esse modo, o que significa ter a linha de montagem e produção, relacionamento com fornecedores e tratamento com o consumidor final operando em sintonia e de acordo com as regras do modo enxuto de produção.

No desenvolvimento de produtos das organizações enxutas, há uma ênfase em equipes multifuncionais com liderança forte, e com participação ativa de especialistas das diversas áreas funcionais sendo valorizados pela atuação dentro da equipe. A conseqüência deste enfoque enxuto no desenvolvimento do produto é a capacidade de projetar e produzir uma maior variedade de produtos atendendo à fragmentação do mercado, conseguindo a fidelidade dos clientes pela qualidade e confiabilidade dos produtos produzidos, representando para as organizações que o empregam um grande salto na produtividade, qualidade dos produtos e resposta rápida às cíclicas exigências do mercado.

As companhias que dominam o projeto enxuto apresentam vantagens competitivas pois podem ampliar sua variedade de produtos, atingindo melhor os diferentes segmentos do mercado. Outra possibilidade é uma maior taxa de renovação de produtos, mantendo-os mais atualizados do que a concorrência. Essas duas tendências, que vêm sendo utilizadas pelos produtores enxutos mundiais, afetam significativamente os volumes de produção, conciliando até certo ponto a grande variedade de produtos à venda no sistema de produção artesanal, com um volume elevado de produção, e consequentemente baixos preços e acesso ao mercado de massas, do sistema de produção em massa clássico.

Além de maior variedade de produtos ou menores ciclos de renovação, pode-se utilizar este conjunto de vantagens na implementação de um eficiente processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas no produto. O projeto enxuto, permite uma aproximação maior entre o setor de pesquisa e desenvolvimento e a engenharia do produto significando em rápida introdução de inovações tecnológicas nos novos modelos, com menor comprometimento da confiabilidade do produto final e de sua manufaturabilidade.


Fonte: www.engenharia.alol.com.br/joomla

Outras Postagens
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Conheça mais sobre o sistema Lean Production!"

Postar um comentário