domingo, 30 de outubro de 2011

Gestão da informação na logística empresarial

Para uma boa Administração da logística, a informação é ponto crucial para suportar os processos de negócio da empresa.

Um sistema de gestão logística bem implantado se faz necessário para melhorias nas operações através da busca de melhor eficiência no gerenciamento e conclusão de tarefas, como um alto nível de controle e acuracidade do inventário.

Um sistema de informação precisa permitir administrar e rastrear todos os processos de movimentação de mercadorias: Recebimento, Armazenagem, Linha de Produção, Separação e Expedição, minimizando gargalos e gerenciando a alocação de recursos humanos, equipamentos mecânicos e ocupação física.

Recebimento – Agenda recebimento de caminhões por dia, hora e porta. Prioriza desembarque; captura notas fiscais dos fornecedores, através de interfaces com sistemas corporativos; controla a qualidade dos produtos recebidos, incluindo as mais amplas alternativas de controle. Para indústrias inclui interfaces com ordens de fabricação; controla o recebimento de devoluções de clientes; checa fisicamente todos os itens recebidos; emite etiquetas de código de barras para pallets, volumes ou peças.

Armazenamento – Define os endereços dos produtos a serem armazenados, utilizando parâmetros, tais como: zona, rotatividade ou família de produtos. A definição de endereços é feita utilizando regras alternativas, tais como: primeiro que entra é primeiro que sai, peso e separação, pallets aéreos incompletos, etc. Controla diferentes estruturas de armazenagem como: porta pallets, prateleiras, etc. Contempla inclusive a definição de diversas alternativas de pallet para o mesmo produto e controla automaticamente o abastecimento de áreas de separação.

Linha de Produção – Controla a composição de kits; define linhas e postos de trabalho na linha de produção; realiza interface com sistemas corporativos de controle de produção; rastreia os produtos utilizados no processo de fabricação; controla o ressuprimento automático da linha de produção; coleta automaticamente dados de controle de processos; controla a impressão e a aplicação de etiquetas de código de barras na linha de produção.

Expedição – Controla a expedição de pallets, volumes ou caixas; emite uma lista de conteúdo de pallets, volumes ou caixas; gera interfaces com os sistemas corporativos; emite Notas Fiscais; gerencia o cancelamento de pedidos e o retorno de mercadorias para o estoque. O sistema utiliza ferramentas que vão auxiliar em todo o processo de gerenciamento. São eles: Código de Barras, Coletores, Esteiras Rolantes, Empilhadeiras.

Controle de Estoque / Inventário – Controla o estoque através de consultas como: endereços livres ou ocupados, quebras e sobras de produtos com validade a vencer ou vencido; controle primeiro que entra é o primeiro que sai, entre outros analisa a fragmentação de espaços dentro da estrutura física; controla através de parâmetros a realização de inventários cíclicos ou gerais; controla os endereços a serem inventariados, gerencia a distribuição das tarefas de inventário; aponta divergências do estoque físico com o estoque contábil.

A gestão logística, por parte do sistema de informação, torna a visão do negócio muito mais ampla e detalhada através de telas e relatórios, os quais demonstram os diversos estágios dos diferentes processos em execução, mantendo uma rastreabilidade total de todas as operações realizadas, administrando ativamente a carga de trabalho, mantendo estatísticas de produtividades por processo e funcionário, permitindo o tratamento de exceções, indicando alternativas de recebimento, armazenamento, separação e expedição, parametrizadas por tipo de produto e analisa a ocupação dinâmica e estática do depósito.



Fonte: www.efficati.blogspot.com

Outras Postagens
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Gestão da informação na logística empresarial"

Postar um comentário