sábado, 14 de agosto de 2010

Cuidado com as recompensas!











Logo acima, você pode ver (clique na imagem para ampliá-la), um fluxograma simplificado de como usar as recompensas para motivar os colaboradores de uma empresa.

Esse fluxograma é apresentado no livro Motivação 3.0 e tem por base a idéia de que nem sempre recompensas em dinheiro motivam uma equipe de trabalho. O autor do livro até alerta para o fato de que certas recompensas podem inclusive diminuir significativamente o rendimento dos trabalhadores.

As recompensas "se, então" são aquelas em que o colaborador ganha algo (ex. dinheiro, viagens, prêmios), caso ele consiga atingir um determinado objetivo (ex. vender 1000 mercadorias em 1 mês).

O divisor de águas principal para o uso ou não uso de recompensas "se, então" é o fato do trabalho ser rotineiro ou não. Caso o trabalho seja maçante (ex. empacotar mercadorias), não exigindo, assim, o uso da criatividade, pode-se usar métodos de recompensas, desde que se tome o cuidado para apresentar uma lógica para a necessidade da tarefa, reconhecer que a tarefa é maçante (gerar empatia e confiança) e permitir que as pessoas executem a tarefa do próprio jeito.

O uso de recompensas é terminantemente proibido se a tarefa exigir o que o autor chama de (se eu não me engano) heurística, que signica que a tarefa não possui um caminho predefinido para ser executado. O trabalhador deve ir descobrindo e desbravando o caminho até atingir o objetivo final (ex. criar um comercial de televisão para uma empresa).

Usar incorretamente as recompensas pode gerar comportamento antiético, vício, raciocínio de curto prazo, além de extinguir a motivação intrínseca e prejudicar a criatividade.

Caso você queira saber mais sobre o assunto, faça um comentário logo abaixo. Mande suas perguntas e duvide sobre a veracidade do texto. Participe.

Texto escrito por Raul Figueira Miranda (@raulfm) Outras Postagens
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Cuidado com as recompensas!"

Postar um comentário