quinta-feira, 15 de julho de 2010

Motivação 3.0














Comecei a ler um livro que me fez pensar mais sobre motivação. Ele está fazendo com eu mude alguns conceitos já bastante enraizados em minha mente e acredito que tem boas possibilidades de mudar, também, a sua forma de pensar.

O que mais me chamou atenção na capa desse livro, além do título Motivação 3.0, foi o trecho na parte de baixo da capa em que dizia "Entenda por que o modelo atual de motivação à base de recompensas e punições não funciona". Isso foi praticamente um choque para mim, pois eu sempre soube que deveríamos recompensar quem fez um bom trabalho e punir quem fez algo prejudicial ao desenvolvimento de uma determinada atividade. Essa forma de motivar parece ser completamente lógica e aplicável a todas as situações, não acha?

Daniel H. Pink, autor do livro Motivação 3.0, diz que essa forma de motivação, a qual ele nomeia de motivação 2.0, funciona sim, mas em muitos casos ela pode ser até prejudicial, ou seja, em vez de motivar, ela pode desmotivar, diminuindo o rendimento do colaborador. Será que isso é possível?

A imagem no começo desta postagem representa um brinquedo chamado cubo Soma, que é um jogo composto de sete peças, seis formadas por quatro cubos de 2,5cm x 2,5cm e uma com três cubos com a mesma medida. Os jogadores podem montar as sete peças em alguns milhões de combinações possíveis. Esse foi o brinquedo usado em um experimento que ajudou na formulação da Motivação 3.0. Na verdade, foi a partir dele e de outros experimentos (como o quebra-cabeça Harlow) que cientistas comportamentais passaram a se questionar sobre a eficácia da famigerada motivação cenora e chicote (recompensa e punição).

Para não tornar esta postagem muito longa, irei falar mais sobre a motivação 3.0 e sobre o experimento envolvendo o cubo Soma em uma próxima postagem. Também, escreverei mais sobre motivação a medida que leio o livro do Daniel H. Pink.

Espero que você esteja tão ansioso quanto eu para a próxima postagem sobre motivação 3.0. Será que você adivinharia quais são as falhas da motivação 2.0 (recompensa e punição)?

Forte abraço!
Raul Figueira Miranda Outras Postagens
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Motivação 3.0"

Postar um comentário