Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento é
basicamente a junção do Marketing e a Tecnologia da informação, com o objetivo
de prover meios eficazes e produtivos de atender, reconhecer e cuidar do cliente,
em tempo real, transformando estes dados em informações que quando filtradas e
analisadas pela organização, permitem que o cliente seja “identificado” e cuidado
por todos os envolvidos no processo de atendimento pessoal.
O CMR combina o marketing de relacionamento que procura “fidelizar”
clientes e estabelecer relacionamento abrangente com a tecnologia da informação
que detém das ferramentas e recursos de informação rápida para os clientes.
A necessidade de se obter estas informações em tempo real ou mesmo em
curtíssimo prazo, tem feito com que a CRM seja uma ferramenta importantíssima
para empresas que desejam consolidar e aprimorar seus conceitos de
atendimento.
O treinamento de cada departamento é muito importante para o sucesso
do CRM. A melhora da qualidade do atendimento é percebível quando o
treinamento e o uso adequado das informações que as pessoas envolvidas
obtém estão corretas, fazendo com que lucratividade da empresa aumente
consideravelmente. As informações geradas pelo sistema deverão ser filtradas e
analisadas sistematicamente pela empresa, elas podem conter várias informações
que implicaram no desempenho e na tomada de decisão na organização.
O processo de captar informações refletirá diretamente nas atitudes e
intenções da empresa. Visando um melhor atendimento ao cliente as empresas
precisam deter de meios para saber o nível de satisfação e principalmente os
desejos do cliente quando contactar seu call-center. Estes clientes ligam por dois
motivos básicos, o primeiro é pelo suporte técnico ou de informação, para buscar
de informações que irá ajudá-lo a esclarecer dúvidas e resolver problemas. O
segundo motivo é quando o cliente não esta satisfeito com os produtos e serviços
prestados pela empresa, esta ligação e tão importante quanto a primeira, no
entanto, as informações, quem dita é o cliente. Todas as reclamações e pedidos
que os clientes fazem devem ser devidamente anotados. Principalmente, as
perguntas a eles designadas, deveram ser muitas bem elaboradas, dentro de
uma seqüência lógica de ocorrência dos fatos. Assim poderemos respectivamente
entender o que os clientes buscam e desejam, para que então, possamos planejar
estrategicamente
Para as empresas que se interessam em aplicar o CMR é de grande
importância saber quais as características deste modelo de aplicação de marketing
de relacionamento, e aqui descreverei 6 (seis) delas:
1)Buscar a integração do cliente ao processo de planejamento dos
produtos e serviços, para garantir a satisfação dos desejos e necessidades
que eles anseiam.
2)Desenvolvimento da empresa referente aos nichos de mercado, canais
de distribuição e identificação de segmentos, tendo assim a adquirir ganho
de mercado.
3)O desenvolvimento de infra-estrutura com os influenciadores,
objetivando criar a imagem da empresa e o desenvolvimento tecnológico.
4)Desprendimento de esforços mercadológicos e tempo com os clientes,
buscando monitorar as mudanças do ambiente competitivo.
5)Monitoramento constante da concorrência, a fim de prever as mudanças
no nas condições futuras da industria . Onde os prováveis movimentos dos
concorrentes demonstrarão suas intenções e a capacidade de responder a
tais mudanças.
6)Desenvolvimento de um sistema de análise mercadológica , buscando
sempre obter um retorno de informações para que se possam tomar as
decisões em tempo hábil, portanto , irá proporcionar um processo contínuo
de adaptações ás constante mutantes do ambiente competitivo.
As empresas que não buscarem se adaptar no modelo de CMR passaram
por dificuldades para manter seus clientes. Basta verificar que quando um cliente
é bem atendido ele se desperta para o que de bom este novo fornecedor pode lhe
oferecer. As empresas precisam se modernizar e ampliar sua visão de atendimento.
Mobilizar os esforços conjuntos, em equipe, e utilizar os meios de comunicação
eficazes, são os primórdios para que se obtenha reconhecimento imediato do
cliente. É importante esclarecer que a empresa deve estar preparada para atender,
da forma que o cliente merece ser atendido. Agindo assim certamente a empresa
progredirá e alcançará resultados e lucros altos.
Por Rogério Mendes
0 comentários: on "Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente - CRM"
Postar um comentário