A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento futuro.
A avaliação de desempenho não é um fim em si mesma, é um meio, uma ferramenta para melhorar os resultados do RH na organização.
Outros objetivos intermediários são: a necessidade de treinamento, incentivo salarial ao bom desempenho, melhoria nas relações humanas entre superiores e subordinados entre vários.
Num contexto de globalização e de busca por maximização de resultados, ferramentas de gestão do desempenho capazes de integrar estratégia, aprendizagem, competências e indicadores quantitativos e qualitativos são muito desejadas, mas dificilmente encontradas.
Não existe regra para a periodicidade de aplicação do instrumento. Entretanto, deve ter intervalo suficiente que permita a implementação de ações para a melhoria de desempenho a partir do feedback recebido na avaliação anterior. O sucesso de qualquer projeto depende da adesão de toda a empresa e a única forma de obtê-la é mostrar os ganhos por meio de resultados.
Um bom instrumento de avaliação deve ser constituído com alguns componentes:
-Alinhamento com os principais indicadores de sucesso mundial;
-Competências;
-Perfil de excelência.
Após a avaliação deve-se ser feito uma definição do instrumento que será utilizado no Plano de Ação e a partir dele traçar ações corretivas e preventivas. É aconselhável ter um conselheiro ou coaching orientando o avaliador e o avaliado, auxiliando a visualização mais ampla da situação.
Texto elaborado pela Equipe Gestão de Pessoas da Proativa Jr.
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