sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Avaliação de Desempenho nas Organizações


A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento futuro.

A avaliação de desempenho não é um fim em si mesma, é um meio, uma ferramenta para melhorar os resultados do RH na organização.

Outros objetivos intermediários são: a necessidade de treinamento, incentivo salarial ao bom desempenho, melhoria nas relações humanas entre superiores e subordinados entre vários.

Num contexto de globalização e de busca por maximização de resultados, ferramentas de gestão do desempenho capazes de integrar estratégia, aprendizagem, competências e indicadores quantitativos e qualitativos são muito desejadas, mas dificilmente encontradas.

Não existe regra para a periodicidade de aplicação do instrumento. Entretanto, deve ter intervalo suficiente que permita a implementação de ações para a melhoria de desempenho a partir do feedback recebido na avaliação anterior. O sucesso de qualquer projeto depende da adesão de toda a empresa e a única forma de obtê-la é mostrar os ganhos por meio de resultados.

Um bom instrumento de avaliação deve ser constituído com alguns componentes:
-Alinhamento com os principais indicadores de sucesso mundial;
-Competências;
-Perfil de excelência.
Após a avaliação deve-se ser feito uma definição do instrumento que será utilizado no Plano de Ação e a partir dele traçar ações corretivas e preventivas. É aconselhável ter um conselheiro ou coaching orientando o avaliador e o avaliado, auxiliando a visualização mais ampla da situação.

Texto elaborado pela Equipe Gestão de Pessoas da Proativa Jr.
Outras Postagens
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Avaliação de Desempenho nas Organizações"

Postar um comentário