terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Paixão, uma coisa explosiva













O ato de estar entusiasmado ao extremo nos leva a paixão. Os extremismos são sempre preocupantes, porque ou levam indivíduos a cometer injustiças julgando seus semelhantes ou levam a ótimos começos e não tão bons fins.

Quero me deter neste artigo um pouco no segundo ponto descrito acima, “ótimos começos e não tão bom fins”, ou seja, podemos até começar bem, mas terminamos de forma ruim.

A paixão nos leva a enxergar as coisas com a profundidade ou detalhes que outras pessoas não conseguem ver, e isto, definitivamente, precisa ser usada de forma a trazer benefícios duradouros e não apenas momentos passageiros, que normalmente ficam na história, mas tem pouco uso prático no dia a dia.

Pessoas apaixonadas, não importa por o que, utilizam-se do poder da palavra (ou outro tipo de comunicação) e da atitude para convencer outras que aquilo é verdadeiramente apaixonante. E por este motivo inúmeras vezes estas pessoas são convincentes o bastante para arrastar outras no mesmo ideal.

No meio corporativo por exemplo, um lançamento de produto feito com procedimentos tradicionais pode trazer bons resultados, mas um lançamento efetuado de forma apaixonada normalmente supera em qualidade e números o anterior modelo.

Não quero ser redudante ou repetitivo, mas veja o que aconteceu com os últimos lançamentos da Apple. Após o retorno do seu fundador, Steve Jobs, ao papel de homem principal da empresa, numerosos produtos tornaram-se blockbusters e encheram os cofres da gigante da tecnologia.

É verdade que os produtos têm muita qualidade, mas será que se outra empresa teria o mesmo sucesso com o lançamento do iPhone ou do iPad? Ou será que a Apple sem o Sr. Jobs teria conseguido transferir tanta paixão e criar estes ícones do nosso tempo?

Talvez você conheça Blake Mycoskie, ele participou do programa Amazing Racing que passa no Discovery Channel no Brasil. Não ganhou o programa e ficou a poucos minutos de se tornar um milionário, mas a cativante história deste rapaz não se resume a um programa de televisão com competições e enorme audiência mundial.

Blake teve um desejo plantado em seu coração durante as competições do Amazing Racing, o que acabou gerando uma paixão.

Ele esteve na Argentina durante as disputas para uma prova e conheceu diversas pessoas necessitadas, a grande maioria destas pessoas não possuíam sapatos, por pura falta de condições de adquirir um, este fato o intrigou demais.

Após o término do programa e sem o dinheiro do prêmio em mão, ele se viu com alguns dólares e um pequeno negócio. Chegou ter a idéia de pegar seus dólares, que não eram tão pouco assim, talvez US$ 80.000 e comprar diversos pares de sapatos e entregar para aquelas pessoas Sul Americanas necessitadas.

Racionalmente pensando, talvez ele conseguisse atingir 4.000 ou 5.000 pessoas com esta louvável atitude, o que não era pouco, porém a chama dentro dele era muito maior do que isto, e uma pergunta devia estar pairando sobre sua cabeça.

- O que fazer quando acabar o dinheiro? Precisarei pedir a outros para sustentar meu sonho?

Com uma decisão ousada ele decidiu a abrir a empresa (com fins lucrativos e não uma ong) de sapatos Toms (www.toms.com), onde a venda de cada par de sapato geraria a doação e entrega de outro par a uma pessoa necessitada da Argentina, então aqueles 5.000 pares viraram até meados de 2010 a maravilha de 600.000 pessoas calçadas com um Toms. Hoje o sonho já atravessou o Atlântico e chegou na África e deverá ultrapassar 1.000.000 de pessoas calçadas tudo por causa de um sonho e uma paixão.

Certamente estes dois exemplos, de forma muito diferentes, conseguiram imprimir através de sua paixão todo o esforço, foco e atitude necessária para atingir seus sonhos.

Coloque o que queima em seu coração em prática, não importa o tamanho ou o que você atingirá. Comece pequeno na sua casa, na sua mesa de trabalho ou com seus amigos, mas tenha atitude! Seja reconhecido em seu meio como aquele que faz a diferença.

Outras Postagens
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Paixão, uma coisa explosiva"

Postar um comentário