É tão comum percebermos que as empresas começam pelas táticas e esquecem os objetivos e políticas macro que devem nortear suas escolhas. “Vamos criar uma página no Facebook e uma conta no Twitter” costuma ser o pedido inicial.
Mas com qual objetivo? Para falar com qual público? Com qual linguagem, conteúdo, abordagem, frequência, nível de interação? E, principalmente, esperando qual resultado? Não, não, “aumentar o número de fãs” não é um objetivo…
Quando se traça uma estratégia de mídia social, deve-se pensar nos seguintes passos:
- Torne sua marca (re)conhecida. As pessoas precisam não só saber que a sua marca existe, mas também perceber qual é o seu diferencial/valor. Nesta etapa você define com quem quer falar, para abordar o público certo e qualificado para a sua mensagem (o que pode ter afinidades com a sua marca e estaria disposto a ouvir e se encantar).
- Estimule engajamento. Motive as pessoas a se envolver, dedicar algum tempo à sua marca, interagir, compartilhar. Aqui, o conteúdo que você proporciona é que fará a diferença. Seja, portanto, relevante.
- Torne-se o preferido. Leve as pessoas a apoiar, defender e preferir a sua marca publicamente. É a chamada propaganda boca a boca (“word of mouth”).
- Converta essa preferência em resultados. Transforme as pessoas em consumidores dos seus produtos e serviços.
- Conquiste a lealdade. Sua marca não só vai encantar como passará a fazer parte do dia a dia e do universo de consumo desse cliente fiel. Ele será um advogado leal.
Fonte: Exame.com
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