sexta-feira, 8 de junho de 2012

Você sabe o que é Reengenharia?

Reengenharia... 
é o termo usado para inovar o ambiente produtivo da empresa. Para encarar novos desafios impostos pela sociedade e pelo mercado, uma empresa precisa de repensar os seus procedimentos operacionais. O objectivo é tornar as pessoas e as máquinas mais eficientes. Assim, será possível reduzir custos sem afectar a qualidade dos produtos e serviços. Os objectivos da Reengenharia são: redireccionar a operação, reduzir os custos, melhorar a qualidade, aumentar as receitas, incrementar a orientação para o cliente e ajudar na fusão das empresas. A ciência da Reengenharia apresenta-se em três vertentes, em função do nível hierárquico visado: a Reengenharia de processos, a Reengenharia de funções, e a Reengenharia organizacional da empresa. 

1) A Reengenharia de Processos, em traços gerais, permite às empresas diminuir os problemas de ineficiência, alto custo e insatisfação dos clientes. Diz-se mesmo que a Reengenharia saltou para a linha da frente da filosofia empresarial. Dado que as empresas estão sob uma intensa e permanente pressão para fazerem uso das oportunidades e ofertas do mercado, é importante que moldem os seus processos a fim de produzirem os seus produtos, ou prestarem seus serviços, segundo critérios mais económicos, apostando na redução de custos. As organizações mais atentas a este contexto, acrescentam outros denominadores tais como: tempo, qualidade, flexibilidade, e a fundamental satisfação do cliente, seja ele interno ou externo. Assim, as iniciativas de melhoria de qualidade, e de melhoria contínua de processos, embora sejam essenciais, não são suficientes. Os actuais objectivos de pequenas melhorias em todos os processos empresariais devem dar lugar a esforços para atingir níveis elevados de melhoria em apenas alguns processos chave, a fim de obter níveis multiplicativos de melhoria, em vez de pequenas melhorias em todos os processos da empresa. No fundo, trata-se de identificar os processos ou procedimentos que compõem a operação global da empresa, e com isso torná-la mais competitiva. Os instrumentos novos e poderosos, que facilitam a reconfiguração fundamental do trabalho, são nada mais nada menos, do que a Reengenharia de Processos! 

2) A Reengenharia de Funções, vai ao nível de cada pessoa no seu dia-a-dia. São inventadas novas maneiras de desempenhar a mesma função, ou as funções são alteradas para aumentar a contribuição de cada pessoa no objectivo da empresa. Pode obviamente concluir, que existe grande interacção entre Reengenharia de Processos e de Funções. 

3) Na Reengenharia Organizacional, trata-se de reinventar a empresa, transformar o negócio, definir novos objectivos, traçar novas estratégias para conseguir uma vantagem competitiva sustentável. Para conseguir, dentro da empresa, respostas rápidas às exigências do mercado, é necessário reestruturá-la administrativamente. Por vezes, durante um processo de reengenharia, pode concluir-se que uma estrutura vertical descentralizada responde melhor às forças do mercado do que a comum estrutura centralizada horizontal.

Apesar de a empresa se tornar mais competitiva,  por via da Reengenharia, o objectivo é crescer com base na cooperação, criatividade e inovação, e não na competição!

Fonte: Procosmos S. I.
Outras Postagens
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Você sabe o que é Reengenharia?"

Postar um comentário