Todos querem ser bem vistos. E quem não quer? É comum esse desejo do ser humano de constantemente se preocupar em manter uma boa reputação nos ambientes em que circula, seja no trabalho, na universidade, no grupo de amigos ou até mesmo na balada. Mas em cada local, é percebida uma ação diferente, afinal, não costumamos nos dar conta, mas também somos como marcas e precisamos de marketing pessoal. Naturalmente, cada comportamento é reflexo de determinada situação, de quem está presente no momento ou do tipo de “persona” que se quer aparentar.Para muitos jovens, o ambiente empresarial é onde o próprio perfil menos se aproxima, pelo menos no início da carreira. É preciso ter gestos controlados, cautela no vocabulário ao emitir alguma opinião ou até mesmo uma postura incontrolavelmente forçada ao se colocar diante de uma autoridade ou de uma pessoa considerada importante. É difícil o início da carreira quando se tem 20 e poucos anos. Transformar-se em um profissional é pensar o tempo inteiro em como está sendo visto e analisado pelos líderes e clientes. Parece que todos os olhos estão voltados para você.
A necessidade de se comportar como um adulto sério durante o expediente, em reuniões ou em eventos é o que nos remete à primeira vista. Embora seja necessária essa autoanálise, ela soa um tanto angustiante. Será que estou agindo de maneira correta para que vejam que tenho potencial? Será que estou demonstrando a minha inteligência?
São reflexos costumeiros da insegurança do jovem no início da carreira. É preciso entender que a desejada reputação não pode ser construída em um dia. Para formá-la é preciso desenvolver maturidade profissional, conquistada com o tempo. O que importa, no início da carreira, é acreditar na importância do próprio trabalho e, principalmente, naquilo que se “vende”. Afinal, os desafios estão aí, prontos para serem alcançados, o tempo passa e a vida de gente grande chega antes do que se imagina. O que nos resta, acima de tudo, é estarmos prontos.
Bruna Nicolao
Sua marca pessoal está diretamente associada à imagem que os outros fazem de você pelo modo como se posiciona. Portanto, é preciso manter a coerência entre o falar e o agir e aperfeiçoar o estilo em linha com seu roteiro de ação, direcionando-o à criação de uma identidade forte, em convergência com quem você é e com o que quer conquistar.
Tudo que você fala ou faz pode depor contra ou a favor da sua trajetória profissional. Uma marca especial requer conduta diferenciada, que gere credibilidade e agregue valor em garantia da sustentabilidade da sua imagem, pela qual você será lembrado depois. É fundamental que além do seu nome e sobrenome, você também seja reconhecido por adjetivos que identifiquem a sua marca.
Embora o processo de construção de uma marca demande tempo, o melhor momento para incumbir-se dessa missão é agora. Ser educado, gentil e solícito com as pessoas ao seu entorno já é um início promissor para quem tem como propósito desenvolver uma marca pessoal consistente. No mais, a vontade de fazer dar certo e a maturidade conquistada com as experiências conspirará a favor.
Waleska Farias
Além de tudo isso que já foi colocado, quero lembrar que hoje vivemos tempos de reputação digital também.
Recentemente, um jovem me pediu conselhos para seu reposicionamento profissional. Ele estava bastante incomodado por não estar obtendo sucesso em suas entrevistas. Sempre ia muito bem nos primeiros contatos, mas depois, sem uma razão aparente, o entrevistador entrava em contato e dizia que ele não havia sido selecionado.
Investiguei seu currículo, entrevistei o jovem e fiquei intrigado, pois ele tinha uma excelente formação, falava 3 idiomas e tinha até uma experiência internacional, além disso, era muito eloquente nas suas colocações. Realmente não havia motivos para ele não ser selecionado.
Somente depois que visitei seu perfil nas redes sociais, pude entender o que estava acontecendo. Lá haviam diversas fotos, postadas por amigos, onde era possível ver o jovem em atitudes absolutamente irresponsáveis e de gosto duvidoso.
Devemos desejar uma excelente reputação, por isso devemos também cuidar de nossa imagem em redes sociais com muito mais atenção e em total coerência com nossos valores.
Sidnei Oliveira
Fonte: Exame
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