quarta-feira, 8 de setembro de 2010

3 Passos Para Ser Feliz No Trabalho














Não é muito difícil perceber se alguém está motivado para fazer uma determinada tarefa. Pessoas que fazem um trabalho por obrigação geralmente procuram fazê-lo da forma mais rápida possível, buscando se livrar o quanto antes da mesma. Essa falta de interesse pode ser prejudicial para o seu trabalho e, inclusive, pode tornar a sua vida menos plena.

Você já procurou entender por que algumas tarefas parecem ser tão chatas, enquanto outras tão divertidas? Você gostaria mais de ler um livro do Machado de Assis ou jogar bola com os amigos?

De acordo com o Dr. Mihaly Csikszentmihalyi (é esse mesmo o nome dele), para que um trabalho seja atrativo e para que você possa se sentir feliz fazendo o que você deve fazer, é necessário atingir um estado mental chamado de fluxo.

Um exemplo de alguém em estado mental de fluxo seria, por exemplo, quando uma pessoa viciada em videogames está jogando o seu game preferido. Ele não precisa ser pago e nem receber qualquer gratificação para jogar, pois o próprio ato de jogar em si já é suficiente para que ele se sinta realizado na atividade.

Será que é possível executar uma tarefa aparentemente chata de tal forma que pudessemos nos sentir felizes ao executá-la? Dr. Mihaly diz que podemos ser felizes no trabalho se seguirmos 3 passos:

1. Encontrar desafios escondidos

Se a tarefa é muito chata e aparentemente fácil de ser feita, procure torná-la mais "difícil". Encontre novas forma de realizar o trabalho e procure executá-lo cada vez melhor. Seria como uma criança que está entediada de andar normalmente com as duas pernas e, para tornar a atividade de andar mais divertida, ela procura ir pulando com somente 1 das pernas.

2. Aperfeiçoar habilidades

Aprenda mais sobre o seu trabalho e busque sempre ser melhor naquilo que você deve fazer. Quando você começar a executar a atividade espontaneamente, sem ter que pensar nos passos que devem ser seguidos, você ficará mais feliz em seu trabalho. Por exemplo, quando estamos aprendendo a dirigir um carro é estressante, pois temos que pensar em tudo que devemos fazer. Assim, a atividade de dirigir um carro se torna mais agradável quando adquirimos a habilidade de dirigir sem ter que pensar.

3. Ter foco 

É difícil ter foco em uma atividade que não agrada, mas é exatamente isso que fará com que o trabalho se torne mais atraente. Perceba as pessoas que são felizes no trabalho. Elas estão com a atenção completamente voltada para a atividade que elas fazem, chegando ao ponto de nem mesmo ver o tempo passar. Assim, se você quer ser feliz em seu trabalho, aja como se fosse, pois em breve você será.

"O desejo de fazer algo por considerá-lo profundamente realizador e pessoalmente desafiante inspira os níveis mais elevados de criatividade, seja nas artes, nas ciências ou nos negócios." (Teresa Amabile)

Texto escrito por Raul Figueira Miranda (@raulfm)
Baseado no vídeo How to be happy at work.
Outras Postagens
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "3 Passos Para Ser Feliz No Trabalho"

Postar um comentário