Às vezes, utilizamos os termos eficiência e eficácia sem ao menos sabermos o que cada uma dessas palavras significa. Bem, então vamos lá para as explicações:
Eficiência é um princípio de administração que visa o melhor aproveitamento de recursos. Ser eficiente está relacionado com os resultados obtidos e o esforço feito para se chegar a tal resultado. Logo, quanto melhor for o resultado e menor o esforço feito mais eficiente será o processo.
Para facilitar o entendimento, temos que a antítese de eficiência é o desperdício (atividade que não agrega valor). Então, para que algum processo seja também eficiente, é necessário que os desperdícios sejam eliminados.
A eficácia consiste no desempenho que envolve a comparação entre os objetivos da organização e os resultados obtidos. Como assim? Se seus resultados obtidos forem iguais aos seus objetivos, temos que você é uma pessoa eficaz.
Levando para o âmbito empresarial, temos que um dos principais objetivos de uma organização é a satisfação do cliente, dos acionistas, impacto na sociedade e aprendizagem organizacional.
Darei agora outro exemplo para mostrar uma relação entre eficácia e eficiência:
Embora Henry Ford fosse o mestre da eficiência, Alfred Sloan (Ex-presidente da GM) transformou a GM na maior e mais bem-sucedida empresa do ramo. Tal desempenho é a orientação para o mercado e não apenas para o processo produtivo.
Daí fazemos o seguinte questionamento: de que adianta fazermos um carro em menos tempo e consumindo menos recursos, se tal carro não atende às necessidades dos clientes?
Ou seja, além de sermos eficientes, devemos ser também eficazes.
Texto escrito por Thiago Aguiar
Fonte: Introdução a Administração (Amaru)
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